fbpx

‘Vamos Ocupar as Cidades’: Programa de formação de Lideranças acontece em Mogi

Segunda edição do evento traz imersão, dinâmicas de autoconhecimento e exercícios de reflexão

 

Aconteceu no último sábado (04/05) a segunda edição do “Vamos Ocupar as Cidades” (VOC), evento idealizado pelo vereador Caio Cunha (PV) e cuja etapa foi marcada pela fase do Desenvolvimento Humano. O primeiro encontro, realizado em fevereiro, foi inspirado na Jornada do Herói.

Desta vez, cerca de 60 pessoas se reuniram no auditório da Câmara de Mogi das Cruzes, para um evento intenso e, de certa forma, provocativo. Durante os exercícios e dinâmicas, os participantes conseguiram mapear seu próprio perfil, potencialidades e vulnerabilidades, com base nos princípios do Eneagrama. Como facilitadores, estiveram presentes o professor José Henrique Porto, o empreendedor Pedro Ivo Moraes e a coach Viviane Martins, além do vereador ferrazense Renato Ramos de Souza, o Renatinho Se Ligue, que veio colaborar com o debate contando a sua experiência política.

A programação foi inteiramente gratuita e durante o dia, as atividades promoveram o autoconhecimento com, por exemplo, a descoberta do perfil individual de cada um, de acordo com o Eneagrama. “Foi um momento de enxergarmos nossos potenciais e fraquezas. E de entender que as pessoas são diferentes e que é essa diferença que agrega. Não existe certo ou errado: somos complementares”, definiu Caio.

A diversidade do público, inclusive, demonstra que a diversidade é o forte da formação de novos líderes. Afinal, saber lidar com os diferentes tipos de pessoas é essencial na vida pública. “Foi uma experiência rica para pensarmos a transformação de dentro para fora”, resume o advogado Moacyr Ramos.

Ao final, uma dinâmica que permitiu que os participantes identificassem seus propósitos pessoais promoveu um momento de reflexão e autoconhecimento. “Finalizamos o dia com definição de propósitos de cada um. Fizemos exercício de reflexão para saber se nossos projetos pela vida pública ou não. Se sim, é preciso seguir em frente”, pontua Caio.

A próxima etapa está marcada para acontecer no dia 29 de junho, na qual os assuntos abordados serão mais técnicos, estratégicos e, sobretudo, políticos.