fbpx

Caio Cunha compartilha experiência política com líderes latinoamericanos

Vereador mogiano participou de conferência internacional em Buenos Aires: modelo de mandato participativo foi destaque

Durante dois dias, o vereador mogiano Caio Cunha compartilhou a sua experiência política com líderes de 20 cidades argentinas, na Conferência Nascidos para Governar, em Buenos Aires. Em duas ocasiões, sendo uma delas no próprio Senado Federal argentino, o representante brasileiro pôde dar seu testemunho de como estruturou seu mandato participativo e como realiza o trabalho cotidianamente, detalhando toda metodologia de atuação e as ferramentas sociais utilizadas.

“Também pudemos falar sobre como realizamos as campanhas eleitorais, como engajar as pessoas e tivemos um feedback interessante, com compartilhamento de ideias comuns”, afirmou Cunha.

A viagem também serviu como experiência para confirmar algo que os latino-americanos já sentem: uma guinada à direita vem tomando conta dos países ocidentais. “E essa é a confirmação de que nessa polarização de ideologias, quem perde é a população. O discurso carregado não soma, só atrapalha”, disse.

A troca de experiência entre líderes latino-americanos também endossou outro ponto comum entre as nações vizinhas: é preciso haver engajamento e participação popular. “Esse é um fator que, felizmente, vem se consolidando como realidade. E os argentinos são exemplo disso. É impressionante como eles se engajam politicamente: são críticos, participativos, atuantes. Foi uma experiencia riquíssima”, definiu Cunha.

Neste sentido, as ferramentas compartilhadas pelo parlamentar mogiano veio a somar na busca da horizontalização da política: o grupo dos 300, os seminários do “Ideias que Melhoram (IQM)”, entre outras iniciativas, foram apresentadas como formas de se avançar na luta por uma maior participação popular na política.