fbpx

Escolas poderão oferecer alimentação diferenciada

Cardápio adaptado para alunos com restrições alimentares deve ser disponibilizado pelas instituições de ensino pública e privada 

“Todos os dias, felizmente, a nossa sociedade caminha rumo à inclusão. Em todos os sentidos. Ser incluído é estar plenamente atendido nas necessidades humanas básicas. Entre elas, o acesso à alimentação adequada”. Esse propósito foi a essência que norteou o vereador Caio Cunha (PV) a apresentar o projeto de lei 75/2018, a ser votado nesta terça-feira (16/04) na Câmara de Mogi das Cruzes.

O documento versa sobre a garantia de cardápio especial para alunos com restrições alimentares ou que tenham diagnostico clínico que exija o consumo de alimentos diferenciados, por parte das escolas das redes municipal e particular de ensino. “Em Mogi, vemos com bons olhos o avanço do período integral. Mas com as crianças ficando o dia inteiro na instituição de ensino, quase todas as refeições são feitas no ambiente escolar, por isso, é preciso dar às cozinhas escolares condições para ofertarem cardápio adaptado aos alunos que necessitam”, afirma Caio.

A Lei, que tem coautoria do vereador Mauro Araújo, impactará beneficamente e diretamente no cotidiano de alunos que possuem, por exemplo, diabetes, intolerância à lactose, hipertensão, alergia a determinados ingredientes e demais condições clínicas que exijam cardápio diferenciado para a manutenção da boa condição de saúde.

De acordo com o documento, as escolas deverão fornecer alternativas à merenda escolar que possibilitem os estudantes a realizarem refeições diferenciadas, porém dentro da rotina escolar, no mesmo horário de refeições e sem nenhuma outra distinção. “A ideia é incluir e não excluir. Por mais que seja um cardápio diferente, não se pode haver qualquer tipo de segregação”, destaca Caio.

Para ter acesso à essa alimentação, os alunos devem informar à direção da escola sobre a condição, comprovadamente com laudos médicos que comprovem a necessidade, a fim de que a instituição de ensino tenha tempo hábil de elaborar o novo cardápio.